jueves, 1 de febrero de 2007
SALVADOR (Puig Antich)
Daniel Brühl (Goodbye Lenin e The Edukators) interpreta Salvador Puig, um membro do Movimiento Ibérico de Liberación (MIL) e um ícone da resistência à ditadura do "Generalísimo".
O filme conta o envolvimento de Salvador Puig Antich com o MIL - grupo revolucionário que tinha como fundamento o apoio ao movimento operário espanhol e agia através de assaltos a bancos.
Dá-nos uma noção muito boa do contexto político da Espanha dos 70 franquistas. Consegue ser brutalmente real (a cena da execução é extremamente real e emocionante) sem se martirizar o protagonista e sem cair em sentimentalismos exagerados em sentido algum - nem com a familia nem namoradas de Salvador - nem mesmo nas desesperadas tentativas dos seus familiares, amigos e seu advogado para evitar a sua execução.
Salvador Puig foi executado no garrote vil que é uma espécie de torniquete que estrangula a vítima lenta e dolorosamente.
A cena final, uma execução cruelmente real, um jovem agonizando enquanto a câmara de filmar se movimenta à sua volta...pétalas de rosas vermelhas no chão...
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario